Paulo Emílio de Miranda, Professor, Coordenador do Laboratório de Hidrogênio da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coppe, Presidente da Associação Brasileira do Hidrogênio (ABH2) publica seu novo livro: Science and Engineering of Hydrogen-Based Energy Technologies.

Science and Engineering of Hydrogen-Based Energy Technologies explora a geração de energia usando hidrogênio e combustíveis ricos em hidrogênio em pilhas a combustível a partir da perspectiva de sua integração em sistemas de energia renovável usando o conhecimento científico mais sólido e atual. 

O livro começa abordando a evolução da utilização de energia e o papel esperado para ser desempenhado pelas tecnologias de energia de hidrogênio no mix de energia mundial, não apenas para geração de energia, mas também para captura, armazenamento e utilização de carbono. Fornece uma visão geral dos tipos mais comuns e promissores de pilhas a combustível, como pilha a combustível com membrana trocadora de prótons, pilha a combustível de óxido sólido e aquelas que utilizam álcool diretamente. A coprodução de células químicas e eletrolíticas, bem como os materiais disponíveis e futuros para a produção de pilhas a combustível são discutidos. Em seguida, investiga a produção de hidrogênio a partir da biomassa, incluindo materiais residuais, e do excesso de eletricidade produzida por outras fontes de energia renováveis, como a solar, eólica, hídrica e geotérmica. As principais abordagens tecnológicas do armazenamento de hidrogênio são apresentadas, juntamente com várias aplicações possíveis de engenharia de energia de hidrogênio.

 

Confira: o folheto AQUI e o primeiro capítulo AQUI.

O livro pode ser adquirido AQUI.

Topo